Sistema Fixo de CO2
O sistema de combate a incêndio por gás carbônico (CO2) permite uma ação rápida e limpa por ser um método adequado de extinção de fogo com total isenção de resíduos. Pode ser aplicado tanto por inundação total, como por aplicação local.
No método de inundação total, o ambiente como um todo recebe uma concentração definida de CO2, proporcional ao volume e ao risco eliminado. Já no método de aplicação local, o CO2 é descarregado diretamente no local protegido, com concentração suficiente para cobertura de área ou volume específico, considerando-se o tipo de combustível.
Especialmente indicado para locais não habitados com riscos elétricos e líquidos inflamáveis, penetra em todas as aberturas do local protegido, extinguindo o incêndio rapidamente. Exemplos:
transformadores e geradores, máquinas, galerias de arte, depósitos de inflamáveis, sala de baterias, dutos de exaustão e outros locais onde a extinção por outros meios pode danificar objetos ou equipamentos.
Seu uso em área ocupada por pessoas não é recomendado, devido ao risco potencial de asfixia.
Devem existir, também, meios que possibilitem o rápido abandono do ambiente protegido onde devem ser fixadas em todas as portas placas de sinalização de advertência para o risco, com os seguintes dizeres:
“ATENÇÃO — AMBIENTE PROTEGIDO COM CO2 – AO ALARME, ABANDONE O RECINTO”.
Para o cálculo do tempo de evacuação, deve-se considerar o tempo que uma pessoa, caminhando em velocidade não superior a 40 metros/minuto, mesmo situada em local e condição mais desfavorável da área protegida, consiga chegar a um local seguro.
O sistema fixo de CO2 entra em operação quando o calor irradiado pelo fogo fizer com que o sistema de detecção instalado no local comande dispositivos de advertência sonoros e luminosos. Ao mesmo tempo, uma unidade retardadora do sistema de disparo da instalação é acionada num período de 20 a 90 segundos.
Em seguida, o gás é disparado para o combate e extinção. A pressão do gás carbônico que é expelida pelos bicos nebulizadores abafa o oxigênio extinguindo totalmente o fogo do local onde o sistema está em operação.
Sistema Saponificante
Os sistemas fixos de combate a incêndios em cozinhas (sistema de saponificante) atuam protegendo coifa, bem como o duto e os eletrodomésticos, instalados sob a coifa.
O agente saponificante deriva do termo saponificação, que, no caso de incêndios, faz referência à aplicação de agentes extintores de base alcalina a gorduras saturadas e altas temperaturas, que forma uma espuma, abafando o fogo e contendo os vapores inflamáveis. Por ser um agente úmido, os sistemas fixos saponificantes possuem a vantagem de resfriarem o meio de cozimento e abaixarem a temperatura, quando aplicados com uma névoa fina, o que faz deles, um dos agentes mais eficientes, para a irradiação de incêndios em cozinhas.
Detecção e Alarme
A iluminação de emergência é um sistema que opera quando ocorre um corte de energia no local onde instalada, cada local tem suas peculiaridades, podendo o sistema ser ativado por uma central com baterias ou independente possuindo bateria interna, os projetores e luminárias podem ser de led ou de lâmpadas fluorescentes ou alógenas.
Sistema Sprinkler
O sistema de combate a incêndios com FM-200 é a forma mais rápida, eficiente e ambientalmente segura de combate a incêndios. O FM-200 suprime o fogo em até 10 segundos e é adequado para aplicações em áreas ocupadas por seres humanos (nas condições aprovadas pela NFPA-2001) e de bens corporativos de grande valor. O Agente Limpo FM-200 combate o incêndio rompendo a chama em nível molecular, primeiramente por resfriamento, removendo o calor da chama evitando que a reação de combustão se sustente.
Cilindro de Gás Medicinal Carregado
Especificações:
Cilindro 50lts, 10m3
Cilindro fabricado 2021
Recarga de Cilindro de Gás medicinal